VIRTUAL SCORES Ricardo Boppré

Loja virtual com mais de 6.500 partituras em formato .jpeg e Encore

Olá, visitante Acessar
Carrinho de Compras 0 item(ns) - R$ 0,00 Ver
Esqueceu sua senha?
   

Apresentação

Ricardo Boppré

Durante seus anos dedicados à música, Ricardo Boppré sempre compôs, adquiriu e escreveu partituras, com papel e lápis, simplesmente para montar seu acervo pessoal. Em meados dos anos 90, tomou contato com o Encore e ficou bastante entusiasmado com as novas possibilidades que o software oferecia, verdadeira revolução à época. Passou, então, a realizar o mesmo trabalho, despretensioso, de construir suas partituras, mas através das funcionalidades do computador.

A partir de então, o contato diário com o Encore favoreceu o manejo com desenvoltura e o refinamento da utilização desta ferramenta. Com o passar do tempo, sem que se desse conta, a facilidade de operação fez com que o acervo tomasse proporções que jamais imaginou que fossem possíveis para o trabalho de apenas um homem. Hoje o acervo possui cerca de 6.500 partituras, todas escritas nota por nota por Ricardo.

Diante disso, surgiu a idéia de disponibilizar todas estas partituras através da Internet, mas de forma totalmente compatível com o modo que se trabalha hoje com ela. Softwares de edição de partituras são largamente utilizados, com várias opções deles, porém, seu uso continua restrito à elaboração das partituras dentro de editoras para a posterior venda impressa.

Entendemos que incríveis recursos oferecidos pela tecnologia se perdem neste processo. Através destes softwares, como o Encore, além de ler a partituras, é possível ouvi-las, conferindo e corrigindo a leitura, inclusive com o timbre de outro instrumento, verificando a conveniência de uma transcrição. É possível distinguir vozes graficamente com cores diferentes, identificando temas entre a harmonia, acrescentar anotações preservando a estética e a ordem, até mesmo a escrita, entre diversas outras possibilidades. Os recursos didáticos são incontáveis. Além de poder dispor a qualquer tempo de todo este conteúdo, junto, em um smartphone ou tablet, por exemplo.

Além das vantagens das partituras em si, julgamos que é mais do que a hora deste tipo de produto estar finalmente disponível em formato eletrônico, sem semanas de espera pela remessa postal, pagamento feito por boletos e todos os ônus que envolvem a venda de uma partitura impressa e seu transporte, tudo repassado ao consumidor final sem que ele se beneficie diretamente desses custos adicionais.

E claro, nada disto adiantaria se oferecêssemos simples arquivos .mid convertidos ou partituras digitalizadas, na maioria das vezes em qualidade sofrível, quase ilegível ou com redação em idiomas inacessíveis. O que queremos é oferecer um material de qualidade, uniforme, desenvolvido especialmente para o nosso tempo e com a garantia de um trabalho longo, dedicado, exclusivo e original.