VIRTUAL SCORES Ricardo Boppré

Loja virtual com mais de 6.500 partituras em formato .jpeg e Encore

Olá, visitante Acessar
Carrinho de Compras 0 item(ns) - R$ 0,00 Ver
Esqueceu sua senha?
   

Compositor

Ricardo de Souza Boppré, nascido em Tubarão - Santa Catarina, em 05 de fevereiro de 1953, desde cedo dedicou-se à arte do violão. É casado com Denise Baptista Boppré, com quem tem três filhos: Luiz Ricardo, que também é violonista (aprendeu com o pai), Gabriela e Ana Carolina.

Com apenas 13 anos já demonstrava interesse por serenatas e partituras de violão. Com 18 anos radicou-se na capital do estado onde ingressou na Associação Coral de Florianópolis.

Formado em Pedagogia e Direito, Ricardo sempre encontrou espaço para expressar-se musicalmente.

Autodidata por excelência procurou, nos seus estudos violonísticos, ser o mais eclético possível no que concerne à escolha de seu repertório, tanto que o mesmo abrange músicas de Beethoven, Chopin, Bach, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Tom Jobim e muitos outros. Com isso procura demonstrar que o violão está presente em todos os estilos, tanto erudito, como popular.

Em 1980, sagrou-se vencedor do Primeiro Concurso Universitário para Violão e, igualmente, do Programa de Incentivo à Criação de Pequenos Conjuntos Musicais, os quais lhe proporcionaram a gravação do primeiro LP “O Violão em Duas Dimensões”. Foi o primeiro violonista catarinense a ter o seu trabalho gravado em vinil.

Naquele mesmo ano fundou o curso de violão na Universidade Federal de Santa Catarina, onde formou inúmeros alunos. Em 1985 instituiu o mesmo curso na Fundação Catarinense de Cultura.

Em 1982, o seu segundo LP, “Violão, Violão & Violão”, introduziu a sua arte, definitivamente, no cenário musical catarinense.

Em 1985, com o seu terceiro LP, “O Universo do Violão”, consagrou ainda mais a sua atividade musical.

Aliado a isto, sempre apresentou-se em teatros e tv, tendo ajudado a formar, a par de toda a atividade musical, muitos alunos nos cursos de violão que ministrou na Universidade Federal e no Centro Integrado de Cultura da Fundação Catarinense de Cultura.

Atualmente, no amadurecimento de sua arte e técnica, dedica-se também, ao arranjo de músicas populares brasileiras e clássicas para violão e piano. Este trabalho consiste, basicamente, na utilização do computador para este objetivo. Na plenitude desta atividade artística, criou este site em que todo o acervo será disponibilizado aos internautas. A par desta atividade exerce, ainda, a composição musical, tendo já gravados alguns trabalhos seus.